GRO PGR

PROMOVA UMA ABORDAGEM TOTAL DO GERENCIAMENTO DE RISCOS DE SAÚDE E SEGURANÇA DA SUA EMPRESA

Revise sua estratégia de SST atual, elimine pontos fracos, elabore um Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais – PGR adequado para o futuro e prepare a sua empresa para quaisquer imprevistos ou desafios que possam acontecer nos ambientes de trabalho.

A Nova NR-01 e o fim do PPRA

A nova NR-01 introduz o conceito de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais - GRO, sendo o PGR parte integrante deste sistema

Com o início do GRO PGR previsto para 02 de agosto de 2021, o PPRA deixará de existir, passando a NR-09 tratar exclusivamente das metodologias de avaliação da exposição aos agentes ambientais – químicos, físicos e biológicos.

Assim, a partir agosto de 2021 o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA não terá mais validade e deverá ser substituído pelo PGR.

Mas, afinal: O que é o GRO PGR?

O Programa de Gerenciamento de Riscos visa unificar a gestão de todos os riscos – físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes/mecânicos – existentes nos locais de trabalho, reconhecendo perigos, analisando e avaliando riscos, para que seja possível estabelecer medidas de controle dentro de um processo de melhoria contínua.

O PGR deverá ser composto de um inventário dos riscos ocupacionais e de um plano de ação, bem como ser integrado a todos os outros planos e programas existentes dentro de uma empresa.

Sou obrigado a fazer o PGR?

O PGR é uma obrigação legal contida na nova NR-01. No entanto, esta norma trouxe algumas exceções, à exemplo do Microempreendedor Individual (MEI), que fica dispensado de elaborar o PGR.

Outro ponto importante, é que as microempresas e empresas de pequeno porte, graus de risco 1 e 2, que no levantamento preliminar de perigos não identificarem exposições ocupacionais a agentes físicos, químicos e biológicos, ficam dispensadas da elaboração do PGR. No entanto, estas empresas devem declarar suas informações em formato digital ao governo, em sistema a ser desenvolvido pela Secretária Especial de Previdência e Trabalho.

Quais as principais diferenças entre PPRA e PGR?

Além de considerar os riscos físicos, químicos e biológicos, o PGR também contempla os riscos ergonômicos e de acidentes/mecânicos;

 

O PGR deverá possuir um processo de identificação de perigos e avaliação de riscos ocupacionais considerando o disposto nas Normas Regulamentadoras e demais exigências legais de segurança e saúde no trabalho.

gro pgr

GRO: Metodologia baseada no PDCA

Quanto ao GRO, a estruturação normativa dada pela NR 1, segue a abordagem adotada pelo PDCA (Plan, Do, Check and Act), amplamente utilizada nos sistemas de gestão de SST baseados em normas de gestão, como a ABNT NBR ISO 45001.

A ABNT NBR ISO 45001 conceitua o PDCA como um processo interativo, utilizado pelas organizações para alcançar uma melhoria contínua. Ele pode ser aplicado a um sistema de gestão como um todo ou em cada um de seus requisitos, de forma individualizada.

 

PDCA x GRO PGR x Documentos de SST

Interação das diretrizes e requisitos do GRO com a constituição do PGR na empresa

Diferenciais

Por que escolher
a MN&A

Serviços prestados por equipe multidisciplinar (engenheiros, advogados, médicos) que garantem o equilíbrio entre a normativa técnica e a conformidade legal, reduzindo passivos trabalhistas e previdenciários

Contato direto com os profissionais responsáveis pelos seus documentos, sem intermediários e sem passar por centrais de atendimento.

Acesso 24/7 aos seus documentos em plataforma online (GED), assinados eletronicamente (certificado digital / ICP – Brasil), em atendimento à Portaria/SEPT n. 211 de 11/04/2019

Clientes que confiam em nós

Nossos serviços criam histórias de sucesso que fazemos questão de compartilhar!

"“A MN&A é uma empresa constituída de profissionais, sérios, idôneos. Agradeço por todo a dedicação que sempre tiveram com nós. São referência na prestação de serviço, voltada à saúde e segurança.”
Sara Alves
Gerente de RH
“Agradeço demais a parceria, a atenção que vocês sempre demonstram conosco, a boa vontade de sempre! Que essa boa parceria continue por muitos anos!”
Rafael C.
Téc. Seg. do Trabalho
"Empresa competente fornecendo um serviço de qualidade. Instrutor e colaboradores envolvidos lidam com as situações sempre da melhor forma alcançando nossas expectativas."
Débora Martins
Diretora Financeira

Fale com um de nossos especialistas

Para descobrir como podemos ajudar sua empresa a demonstrar conformidade e garantir que seus trabalhadores  estejam devidamente protegidos, ligue para 11 4210 0152 ou clique no botão abaixo e preencha o formulário que entraremos em contato rapidamente.

Não copie o conteúdo! 😉

VAMOS DAR O PRÓXIMO PASSO JUNTOS!

Conheça o poder das melhores práticas de saúde e segurança no trabalho. Preencha seus dados e retornaremos o seu contato rapidamente.

Open chat
Olá! Precisa de ajuda?