O que é o PPP?

O Perfil Profissiográfico Previdenciário – PPP corresponde a um documento histórico-laboral, individual, que contém informações relativas à exposição à agentes nocivos para cada trabalhador que presta serviços à empresa, elaborado com base no Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho – LTCAT.

O PPP deve ser entregue ao trabalhador, em regra, na ocasião da rescisão do contrato de trabalho e mantido sempre atualizado, da seguinte forma:

  • Anualmente;
  • Sempre que houver mudança no ambiente de trabalho;
  • Sempre que houver mudança de função.

Para que serve o PPP?

Para o trabalhador

O Perfil Profissiográfico Previdenciário – PPP é o documento-formulário que possibilita ao trabalhador demonstrar perante o Instituto Nacional da Seguridade Social – INSS, sua efetiva exposição permanente aos agentes nocivos físicos, químicos, biológicos ou associação de agentes, que ensejam a concessão de aposentadoria especial aos 15, 20 ou 25 anos de trabalho em condições especiais.

Para a empresa

O PPP objetiva prover a empresa de meios de prova produzidos em tempo real, de modo a organizar e individualizar as informações contidas em seus diversos setores ao longo dos anos, possibilitando que a empresa evite ações judiciais indevidas relativas a seus trabalhadores, dentre outros objetivos.

Como a MN&A pode me ajudar com o PPP?

A MN&A está preparada para emitir o PPP da sua empresa, seja qual for a sua área de atuação, após elaborados e implantados o PPRA e o PCMSO.

Cada PPP emitido passa por uma criteriosa análise técnico-jurídica, com o objetivo de assegurar a consistência das informações inseridas no formulário, em articulação com a ficha de registro de empregado, carteira de trabalho, bem como com os laudos ambientais da empresa.

Amamos receber mensagens!