Como é elaborado e desenvolvido o PCMSO da MN&A?

A MN&A desenvolve o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, que em conjunto com o PPRA, constitui importante programa destinado à promoção da saúde ocupacional e prevenção de acidentes do trabalho.

O PCMSO é obrigatório para todas as empresas que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.

Quais exames médicos clínicos estão inseridos no PCMSO?

Exame médico admissional

Deve ser realizado antes que o trabalhador seja admitido. Os exames (clínicos e complementares) irão variar de acordo com a atividade que o trabalhador  irá executar, bem como dos riscos previamente identificados no PPRA.

Exame demissional

Deve ser realizado na rescisão do contrato de trabalho, obrigatoriamente  até a data da homologação, desde que o último exame médico ocupacional tenha sido realizado há mais de: 135 (centro e trinta e cinco) dias para as empresas de grau de risco 1 e 2 ou; 90 (noventa) dias para as empresas de grau de risco 3 e 4. Nos casos em que a homologação é dispensada, deverá ser realizado até a formalização da rescisão do contrato de trabalho.

O objetivo é que sirva como prova de que o trabalhador não adquiriu nenhuma doença causada pelo ambiente de trabalho da empresa.

Exame médico periódico

Tem o objetivo de acompanhar o controle da saúde do trabalhador. A periodicidade dos exames pode é dada com base na atividade, podendo variar de 6 meses a 2 anos.

Exame médico de mudança de função

Deverá ser realizado somente quando ocorrer mudança dos agentes nocivos a que o trabalhador está exposto.

 

Após a realização dos exames médicos definidos no PCMSO, é emitido o Atestado de Saúde Ocupacional, em duas vias, sendo uma entregue ao trabalhador e outra à empresa, como prova de que está apto a exercer a suas atividades.

Como a MN&A pode ajudar a minha empresa com o PCMSO?

A MN&A dispõe de ampla rede de clinicas médicas credenciadas aptas a auxiliar a sua empresa na elaboração e gestão do PCMSO.

Amamos receber mensagens!